Educação Ambiental: possibilidades e limitações

Nos últimos trinta anos, os profissionais da área de educação ambiental perceberam que o meio ambiente não é apenas um objeto de estudo. A educação ambiental não é uma forma de educação entre tantas outras, ''trata-se de uma dimensão essencial da educação fundamental que diz respeito a uma esfera de interações que está na base do desenvolvimento pessoal e social'' (SAUVE, 2002 online). 
A educação ambiental é, de fato, nossa relação com o meio ambiente, onde existe várias faces dessa relação:

• O meio ambiente – natureza (para apreciar, para respeitar, para preservar);
  • O meio ambiente – recurso (para gerir, para repartir);
  • O meio ambiente – problema (para prevenir, para resolver);
  • O meio ambiente — sistema (para compreender, para decidir melhor);
  • O meio ambiente — lugar em que se vive (para conhecer, para aprimorar);
  • O meio ambiente — biosfera (onde viver junto e a longo prazo);
  • O meio ambiente — projeto comunitário (em que se empenhar ativamente)" (SAUVE, 2002 online).

A área da educação ambiental cresce de modo construtivo. Entretanto, ela enfrenta problemas que pode comprometer suas metas. O principal desafio contemporâneo é a predominância da ideologia do desenvolvimento (Rist, 1996), expressa pela proposição da "educação para o desenvolvimento sustentável". Aí, a educação é vista como um instrumento a serviço da conservação a longo prazo do meio ambiente, considerado este como um reservatório de recursos a serem explorados em função de um desenvolvimento (crescimento) econômico sustentável, encarado como a condição primeira do "desenvolvimento humano" (Sauvé; Berryman; Brunelle, 2000).
A relação com o meio ambiente não é, a priori, uma questão de compromisso social, e menos ainda de consenso planetário. A educação ambiental acompanha e sustenta de início o surgimento e a concretização de um projeto de melhora da relação de cada um com o mundo, cujo significado ela ajuda a construir, em função das características de cada contexto em que intervém. Numa perspectiva de conjunto, ela contribui para o desenvolvimento de sociedades responsáveis. (SAUVE, 2002 online).


Artigo completo aqui

Fonte: SAUVE, Lucie. Educação ambiental: possibilidades e limitações. Educ. Pesqui. [online]. 2005, vol.31, n.2, pp. 317-322. ISSN 1517-9702.

Nenhum comentário:

Postar um comentário